sexta-feira, 13 de maio de 2016

Museus tocantinenses realizam programação na 14ª Semana Nacional de Museus

Com o tema “Museu e Paisagens Culturais”, a Semana irá acontecer de 16 a 22 de maio nos museus de todo o País - Emerson Silva / Governo do Tocantins
Apesar de ser um estado novo, o Tocantins guarda muitas histórias, algumas delas seculares, e que continuam vivas em monumentos, em patrimônios arquitetônicos e nas manifestações culturais e tradicionais do seu povo, mantidas e preservadas de geração em geração. Fonte de cultura, conhecimento e entretenimento, os museus que existem aqui no Estado são lugares que preservam toda essa memória.
E, é para comemorar a existência desses centros culturais e científicos que, todo ano, maio é o mês escolhido para a realização da Semana Nacional de Museus. Com o tema Museu e Paisagens Culturais, a Semana irá acontecer de 16 a 22 de maio nos museus de todo o País. Para a diretora de Patrimônio Histórico e Artístico da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), Alline Alves, foi pensando na importância dos museus para a sociedade que a secretaria aderiu ao evento nacional. “Durante a Semana, os museus coordenados pelo Estado e os demais que recebem apoio técnico vão oferecer um agradável passeio à comunidade e aos turistas pela história do Tocantins sobre diferentes pontos de vista”, explicou.
A Seden, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Cultura, participará do evento com atividades no Memorial Coluna Prestes e no Museu Histórico do Tocantins (Palacinho), de 16 a 19 de maio. Serão exposições, visitas guiadas, exposição de documentários, entre outras ações que estarão disponíveis para os visitantes.
Ao todo, nove museus do Estado participam da programação da Semana: Museu Histórico e Cultural de Arraias; Iny Heto - Museu dos Povos Indígenas da Ilha do Bananal; Museu Histórico Cultural Benjamim Rodrigues; Museu Histórico de Natividade; Memorial Coluna Prestes; Museu Casa Suçuapara; Museu Histórico do Tocantins (Palacinho); Museu Histórico e Cultural de Porto Nacional; Núcleo Tocantinense de Arqueologia (Nuta).

A 14ª Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus, no dia 18 de maio. Nessa edição, 1.236 museus de todo o País vão oferecer, ao público, 3.700 atividades especiais, como visitas guiadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outras ações. O guia com a programação dos museus brasileiros pode ser acessado por meio do endereço: http://guiadaprogramacao.museus.gov.br/. Lá, também é possível ver a programação para os museus do Tocantins. 
Ao todo, nove museus do Estado participam da programação da 14ª Semana Nacional dos Museus - Aldivan Nogueira / Governo do Tocantins