quinta-feira, 12 de maio de 2016

Guias de turismo facilitam a vida dos viajantes

Maria José é guia de turismo há 8 anos - Arquivo Pessoal

Atuando como guia de turismo há mais de 8 anos, Maria José de Araújo explica o que faz o profissional da área. “Os guias são responsáveis por montar roteiros, dar orientação e informação, acompanhar o traslado do aeroporto até o destino, organizar visitas e itinerários turísticos”, disse. Ela explica ainda que os roteiros podem também ser personalizados, de acordo com o perfil do visitante, em cultural, religioso, de aventura e outros.
Com toda a tecnologia existente, como o Sistema de Posicionamento Global - mais conhecido como GPS (sigla em inglês) -, muitos preferem viajar por conta própria e a experiência nem sempre é satisfatória, pela ausência de alguém que conheça bem o destino. “O guia é responsável pela recepção, o cuidado, por se preocupar com tudo que envolve o passeio. Além da vantagem de viajar com um profissional credenciado, que tem conhecimento do local, do que pode ou não fazer”, destacou Edilene Fonseca, sobre as vantagens de usar os serviços do guia. Ela trabalha há 15 anos como guia de turismo e está credenciada para atuar em âmbito regional, nacional e em países da América do Sul.
Edilene revela o que é preciso para ser um bom profissional da área. “Primeiro, gostar da profissão, também tem que ler muito e estar sempre atualizado sobre os atrativos”, contou. A guia Maria José acrescenta que também é preciso gostar de se relacionar com as pessoas. “Existem pessoas que acham que ser guia é só ficar viajando. Mas, o trabalho envolve saber lidar com todo tipo de cliente”, destacou. Ambas concordam que quem trabalha como guia no Tocantins tem que ser especializado em atrativos naturais e culturais, que são os dois segmentos turísticos mais procurados.
A profissão tem suas vantagens, como a entrada gratuita nos atrativos, acesso livre às áreas de embarque e desembarque dos aeroportos para receber os turistas e poder viajar para lugares desejados pela maioria das pessoas. Mas também, tem seus desafios e o principal é justamente o cuidado com aqueles que estão sob sua responsabilidade.

Fortalecimento do setor
O guia de turismo é uma das poucas profissões da área que são regulamentadas por lei. Para ser guia, é preciso ter a formação técnica específica. O superintendente de Desenvolvimento Turístico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), James Possapp, que possui curso na área de abrangência internacional, explica que a qualificação profissional é muito importante para elevar a qualidade dos serviços do setor de turismo no Estado. "O turismo no Tocantins está crescendo, com o aumento no número de visitantes nas regiões turísticas. O turismo está vivendo outro momento", acrescentou.
Uma medida que o superintendente considera importante é organizar e fortalecer a classe. "Os guias de turismo estão na reta final da formação de uma associação, a Associação Tocantinense de Turismo Receptivo, que vai ajudar a unir a classe e pleitear melhorias para o setor. Nós vemos essa como uma medida importante, pois o primeiro contato que o turista tem com o Estado é por meio do guia. Eles são os portadores das boas vindas, da hospitalidade e o começo de todo um relacionamento com a nossas regiões turísticas", destacou.
Sobre a profissão no Estado, ele revela segmentos que estão se desenvolvendo e que precisam de guias especializados. "O Tocantins, no momento, está apostando no segmento de observação de aves, que demanda do guia técnicas específicas, equipamentos próprios e conhecimento especializado; assim como a pesca esportiva e outros segmentos", informou.
No principal atrativo do Tocantins, o Jalapão, a presença de um guia é indispensável, principalmente para a preservação do local. “Por ser uma região de difícil acesso, que demanda veículo 4x4, para a segurança do turista aconselhamos que busquem um profissional cadastrado no Cadastur. O guia também age como um fiscal que acompanha o percorrer do turista no ambiente, podendo dar orientações sobre a conduta adequada em ambientes frágeis, como no Jalapão", concluiu.

Dia do Guia de Turismo
No dia 10 de maio, é comemorado o Dia do Guia de Turismo. O guia de turismo é o profissional preocupado em tornar uma viagem ou um passeio na melhor experiência para o turista – diferente do guia turístico, que é o material, impresso ou digital, com informações sobre os atrativos turísticos.