quarta-feira, 1 de abril de 2015

No bairro das rendeiras encontram-se vários tipos de artesanato em renda





Lindos trabalhos em renda e filé.
Um dos pontos imperdíveis de Maceió fica a uns dez minutos de carro ao sul da cidade, partindo da Ponta Verde, é o Pontal da Barra, mais conhecido como Bairro das Rendeiras. São várias lojas uma do lado da outra ao longo de uma rua extensa às margens da Lagoa do Mundaú. Possui cerca de 280 lojas espalhadas pelas ruas do bairro, que funcionam diariamente das 8:00 às 18:00 horas.

Os preços são bem variados. Se você gosta de pesquisar antes de comprar, chegue cedo porque o sol é muito forte em Maceió e o calor pode atrapalhar um pouco. O Pontal da Barra é um bairro de pescadores, cuja economia tem como base a confecção e venda de artesanato, especialmente a renda do Filé.

O Filé é uma renda tipicamente alagoana, mais precisamente do bairro do Pontal da Barra, onde as rendeiras tecem com habilidade transmitida de geração a geração, há mais de 200 anos. Além do filé é possível encontrar peças labirinto, rendas de bilro de extraordinária beleza e perfeição que dão formas a bolsas, toalhas, saída de praia, vestidos, blusas, saias, centros de mesas e muito mais com aplicações de renda e bordado.
Fazer uma imersão pelas lojinhas de renda filé no bairro Pontal da Barra, onde também é possível admirar o paciente trabalho das rendeiras, sentadas nas soleiras de suas casas trançando a sobrevivência, como seus antepassados também é um programa que vale a pena observar.

Este artesanato é caracterizado pela confecção de uma rede similar á de pesca, presa nas extremidades a um tear de madeira, sendo trabalhado em agulha e linha de algodão, transformando-se em um bordado com vários pontos geométricos e multicoloridos.