quarta-feira, 3 de julho de 2013

Porto Nacional recebe jornalistas brasileiros do 30º Congresso Nacional da Abrajet


Jornalistas são recebidos na porta da Catedral de N.S das Mercês pelo prefeito Otoniel Andrade

Os participantes do 30º Congresso Nacional da Abrajet tiveram a oportunidade de conhecer as potencialidades turísticas de Porto Nacional, no sábado dia 22 de junho. A comitiva foi recebida pelo prefeito Otoniel Andrade e pelo Secretário da Comunicação, jornalista Edvaldo Rodrigues.
Os jornalistas fizeram uma visita especial à Catedral de Nossa Senhora das Mercês, onde o padre Paulo Sérgio fez uma explanação sobre a história da construção do templo religioso, aplaudida por todos.
Situada nas proximidades da margem direita do Rio Tocantins, a obra monumental da Catedral de Nossa Senhora das Mercês foi iniciada em 1894 e concluída em 1904. Projetada em pedra e tijolos, representa o estilo românico de Toulouse, França (região de origem dos freis que tocaram a sua construção). A maioria das  imagens sacras, ali existentes, foram trazidas da França e de Belém do Pará. Seu primeiro sino, todo em bronze, também veio da França. A Catedral representa a “Ordem Dominicana” em Porto Nacional.
Jornalistas rezam o “Pai Nosso” na catedral   

Ao final da visita à catedral, o padre convidou  todos os presentes para rezarem juntos o Pai Nosso.  A comitiva de jornalistas ainda adentrou o majestoso Seminário São José, vizinho à Catedral, sede dos padres dominicanos, desde o início da década de 20. Logo depois, todos se deslocaram ao cais, onde fizeram a travessia para conhecer a Ilha Porto Real, que começava sua temporada de praia naquele dia.
Na Ilha, os jornalistas da Abrajet foram recebidos com uma entrada à base de tucunaré – famoso peixe da região. Antes do almoço de confraternização, o prefeito de Porto, Otoniel Andrade, e o senador Vicentinho Alves, foram homenageados com o título “Amigo da Abrajet”. Na ocasião o senador foi representado pelo irmão, vice-prefeito de Porto, Pedro Henrique. O prefeito Otoniel agradeceu a honraria, disse que estava satisfeito com a presença de todos e aproveitou para discorrer sobre a história do município e de suas raízes ligada ao jornalismo, quando seus antepassados fundaram os primeiros jornais da cidade. Na oportunidade, a Prefeitura de Porto entregou a todos os jornalistas presentes um DVD contendo a história da cidade.
Prefeito guia comitiva de jornalistas pela Ilha Porto Real
Os jornalistas participantes do 30º Congresso Nacional ficaram encantados com a receptividade, a história e a paisagem natural do Porto. “A forma de atender do portuense, dedicada ao turista, foi incrível, melhor do que em muitas capitais brasileiras”, falou a jornalista pernambucana Ariadne Quintella da CEPE (Companhia Editora de Pernambuco). (por Janete Monteiro e Mª Arienar).
Seminário São José

BOX  HISTÓRIA (Fonte: Adtur) –   Os nomes atribuídos à cidade estão relacionados com a situação política vigente no país: Porto Real, quando era Brasil-reino; Porto Imperial, na época do Império e finalmente Porto Nacional, após a Proclamação da República. A vila de Porto Imperial adquire o título de cidade em 1861, com o nome de Porto Nacional.
Em 1886, chegam os Padres Dominicanos, importantes missionários que contribuíram para que Porto conquistasse o cognome de “Berço Intelectual do Norte Goiano”. Desde 1889, Porto já contava com assistência médica oferecida pelo  filho da terra Dr. Francisco Ayres da Silva que, além de médico, foi político e jornalista. Fundou o jornal “Norte de Goiaz”, que, durante meio século, defendeu as causas do desenvolvimento regional. Em 1904,chegam a Porto Nacional as Freiras Dominicanas, cujo trabalho permanece até nosso dias, representado Pelo Colégio Sagrado Coração de Jesus.
Catedral com vista para a rua do Cabaçaco