quarta-feira, 3 de julho de 2013

Palestras do 30º Congresso Nacional da Abrajet enfocam potencial turístico do Estado



 
Palestra “Destinos Turísticos do Tocantins” com Omar Henneman – presidente da ADTUR
O 30º Nacional da Abrajet trouxe palestras de qualidade que despertaram o interesse dos jornalistas e dos alunos do Instituto Federal do Tocantins – IFTO. A tarde de sexta-feira, 21 de junho, teve início com a palestra intitulada “Destinos Turísticos do Tocantins”, ministrada pelo presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado do Tocantins – ADTUR, Omar Henneman. Omar falou das potencialidades turísticas que o Estado tem e da infraestrutura que possibilitará aumentar cada vez mais esse potencial.
Na segunda palestra do dia, o tema foi: Construindo um Tocantins mais sustentável com água potável e esgoto tratado para todos, ministrada por Rosilene Silva, técnica da empresa Foz/Saneatins – Companhia de Saneamento do Estado do Tocantins.
 Mesa Redonda
Após as palestras, teve início uma mesa redonda com a participação do turismólogo Marco Miranda; Cristiano Rodrigues, presidente da Agência  Municipal de Turismo (Agetur); André Pugliese, representante do Sebrae Tocantins, e do empresário Rui Façanário que discutiram subtemas ligados ao turismo e responderam perguntas da plateia.
Marco Miranda falou sobre a Importância dos Novos Destinos Turísticos no Brasil, abordando a regionalização e municipalização do turismo. Ele abriu questionamentos sobre qual a melhor escala para a gestão do turismo no Brasil e destacou, também, a importância dos destinos indutores para o país e para o Estado, a exemplo de Palmas e Mateiros.
Na discussão do subtema “Roteiro Integrado do Lago de Palmas”, o presidente da Agetur, Cristiano Rodrigues, abordou dois eixos principais: primeiro a  importância do Consórcio Intermunicipal de Turismo do Lago de Lajeado, formado pelas cidades banhadas pelo Lago. Neste consórcio, ele destacou que o foco é desenvolver mecanismos para estimular o turismo nessas localidades, a exemplo da pesca esportiva e dos esportes náuticos. Em seguida, ele tratou da parceria que a Prefeitura de Palmas vem buscando com o Governo Federal para que o Tocantins possa ser subsede da Copa de 2014.
Auditório do IFTO recebeu jornalistas e estudantes de turismo para palestras
André Pugliese, tratou do subtema “Oportunidade de Investimentos no Tocantins”. Na sua fala, destacou a necessidade da regionalização dos aeroportos, nas cidades de médio porte no Tocantins, como por exemplo, Araguaína e Gurupi, e da criação de rotas para atender a demanda existente. André Pugliese participou da mesa redonda representando o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Ciência Tecnologia e Inovação do Tocantins, Paulo Massuia.
O último subtema da tarde apresentado foi sobre a pesca esportiva, apresentado pelo empresário Rui Façanário, especialista em marketing para o turismo e que,  há 18 anos, trabalha com turismo e pesca esportiva. Rui falou do potencial que vê no lago de Palmas. Disse que está desenvolvendo um projeto, junto à ADTUR, de construção de uma pousada, localizada às margens do Lago, para atender a demanda da pesca esportiva e de outros esportes náuticos. (por Janete Monteiro Gomes)