quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Hotéis e empresas de destaque da região Sul aderem ao Cadastur



Uma expressiva parcela de empreendedores da cadeia produtiva do turismo da região Sul participou nesta terça-feira, dia 02, em Gurupi, da Jornada Técnica de Qualificação de Serviços Turísticos, evento que vem sendo realizado pela Adtur- Agência de Desenvolvimento do Turismo nos quatro pólos do estado. Bastante interessado nas orientações dos palestrantes sobre Cadastur, Legislação Turística, Instrumentos de Apoio e Linhas de Crédito, Turismo de Qualidade e Tendências de Mercado, um público em torno de 60 pessoas compareceu, resultando em cadastramento de 7 empresas de equipamentos hoteleiros e alimentação e bebidas, no programa Cadastur, do Ministério do Turismo.
Estão agora formalizados os hotéis de Gurupi “Veneza Plaza”, “Deville” e “Grande Hotel”, e a Churrascaria Décio. De Formoso do Araguaia o “Hotel Serra Dourada”; de Peixe, o “Enseada Clones Hotel” e de Lagoa da Confusão a “Pousada Gaivotas”. A presidente da Adtur-Agência de Desenvolvimento Turístico, Nazareth Martins, entregou o “Certificado Cadastur” aos representantes das empresas e incentivou os presentes a se adequarem aos critérios do SBClass- Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem, do Ministério do Turismo, que utiliza a simbologia de estrelas para diferenciar as categorias nos meios de hospedagem.
A presidente ainda nominou a cidade de Gurupi como “Eixo do receptivo do segmento Sol e Praia” e de “Turismo de Eventos e Negócios”, por sua localização estratégica como acesso a praias de grande porte como a praia da Tartaruga, em Peixe.  O hotel Veneza Plaza funciona há 28 anos e tem 52 apartamentos e dois centros de convenções. Sua gerente, Vânia Santos, afirmou no evento que o estado recebe visitantes diferenciados, conhecedores de receptivos qualificados. Considera que deficiências no setor de mão de obra e a capacitação destes trabalhadores deve ser constante.
A vice-presidente da Abrasel regional Telma Macedo é também gerente administrativa da churrascaria Décio, complexo que envolve diversos ramos de comércio. Diz que é “primordial que todos os empreendimentos antenem-se com as novidades”, acompanhando a evolução disponibilizada nestas Jornadas Técnicas e aplicando em suas estruturas.
O programa Cadastur é desenvolvido no Tocantins pela Adtur e através de mobilização feita por seus técnicos conseguiu índices de cadastramento de empresas em julho e agosto, maiores que em todo o ano passado. Quem adere ao Cadastur adquire visibilidade em um mercado cada vez mais profissional, pois passa a compor banco de empresas através do site, que é fonte de consultas para quem busca serviços turísticos de qualidade.
Também passam a ter acesso a bancos oficiais, com linhas de crédito específicas para cada atividade. O Cadastur proporciona oportunidades de negócios e disponibiliza contatos com mercados nacionais e internacionais; participações em feiras e eventos e em Rodadas de Negócios, que são encontros entre fornecedores locais ou agentes de turismo receptivo e operadoras nacionais.
As inscrições para a Jornada Técnica de Araguaína em 27 de novembro e em Caseara, em 11 de dezembro, estão abertas e podem ser feitas na própria Agência e em formulários acessados no site www.adtur.to.gov.br.
Público alvo:
Prestadores de serviços turísticos: Meios de hospedagem, Bares e restaurantes, Guias de Turismo, Transportadoras de Turismo, Agências de Viagem,Bacharéis de Turismo,Organizadoras de Eventos e empresários do segmento.
Inscrições: www.adtur.to.gov.br