quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Abrajeteanos conhecem berçário de baleias francas e discutem sustentabilidade costeiro marinho



Fotos: Jornalista Jefferson Severino
Durante reunião entre os membros do conselho da Abrajet no Hotel Silvestre, os demais associados inscritos no o XXIX Congresso Nacional foram a um passeio para visitação e às baleias francas.
Os congressistas abrajeteanos somaram-se à comemoração da Semana da Baleia Franca, transformada num Fórum de discussão sobre a sustentabilidade costeiro marinho da APA da Baleia Franca para Santa Catarina. Oportunidade ímpar para os jornalistas especializados em turismo defendem a bandeira da indústria turística sustentável e ecologicamente correta.
As baleias francas fogem do frio da Antártica em busca de águas mais calmas e quentes para acasalar, dar a luz aos filhotes e amamentá-los. O local escolhido para esse imenso berçário a Praia do Rosa, em Imbituba - SC.
Não existe rotina em um passeio como este de observação, o que nos proporciona mais emoção, pois literalmente saímos a "caça" das baleias, buscando os melhores ângulos fotográficos. Por isso é inquestionável a preferência aos barcos acompanhados por biólogos do Instituto Baleia Franca, eles garantem que as normas de aproximação sejam cumpridas pelos turistas.
O turismo de observação de baleias insere-se como uma alternativa de interação dos homens junto a estes animais em seu habitat natural, possibilitando ao turista vivenciar uma experiência única e recompensadora.
A legislação exige que os motores da embarcação sejam desligados a 100 metros do animal. O barco pode permanecer junto às baleias por apenas 30 minutos, onde após este tempo, é permitido religar os motores apenas com visibilidade das mesmas e a uma distância de 50 metros. Cabe lembrar que são permitidas apenas duas aproximações ao mesmo indivíduo, e que é proibido perseguir e interromper o deslocamento dos animais.