quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Tocantins é candidato a sediar congresso nacional da Abrajet

A presidente da Adtur Nazaré Martins apoiou a vinda do congresso a Palmas

A diretoria da Abrajet - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, seccional do Tocantins -  trabalha a realização do 30º Congresso Nacional da Entidade no Estado, em 2013. E, neste sentido, esteve esta semana com a presidente da Adtur - Agência de Desenvolvimento Turístico - Nazareth Martins apresentando a reivindicação que, de acordo com Telma Maranhão, diretora de promoção, “é uma forma de divulgar o turismo fora do eixo Rio/São Paulo”. O secretário da Indústria e Comércio Paulo Massuia  conheceu a proposição em agenda com a equipe da Abrajet e colocou técnicos do órgão à disposição para elaboração de projeto de captação de recursos.
A presidente da Adtur apoiou a vinda do congresso a Palmas e discutiu com os jornalistas os roteiros turísticos do Estado que podem receber os visitantes durante o evento. Com estrutura para receptivo de turistas são opções os segmentos de Pesca Esportiva, com oferta em Peixe ( lago da usina Peixe-Angical); Formoso do Araguaia (rios Formoso e lagos Calumbi  I e II e lago do Taboca), Lagoa da Confusão ( rio Formoso), Caseara (rio do Coco e lagos) e Palmas (lago da usina de Lajeado).
Também o  ecoturismo presente no roteiro integrado do Parque Estadual do Cantão incluindo Pium e Ilha do Bananal, já operacionalizado por operadores de turismo, e o segmento de aventura  bastante conhecido e visitado no Jalapão (Mateiros, São Félix do Tocantins e Ponte Alta do Tocantins) são atrativos com espessura turística que poderão atender a agenda dos jornalistas.
A candidatura do Tocantins foi apoiada pelo Governador Siqueira Campos, que autorizou a captação do evento através de carta levada ao encontro anual da entidade em Belém (PA), no ano passado. O secretário Massuia comprometeu-se a participar do congresso de 2012, em Imbituba (SC), de 20 a 23 de setembro, onde apresentará as potencialidades do Tocantins para confirmação como sede do congresso em 2013. (Secom)