quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Seminário Hoteleiro e Gastronômico acontece hoje



Evento será uma das atrações da 5ª edição da Feira do Empreendedor realizada em Palmas. O turismo é um dos setores que cada vez mais tem se consolidado como uma atividade econômica capaz de gerar riquezas e promover a distribuição de renda. O potencial tocantinense para essa atividade é expressivo pelas belezas naturais, culturais e sociais.
De acordo com o Ministério do Turismo, o “Turismo de Negócios & Eventos” compreende o conjunto de atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social. A Feira do Empreendedor e a Fecoarte é um bom exemplo deste tipo de turismo, considerando que este tipo de evento aumenta naturalmente o fluxo de pessoas na cidade, aquecendo a economia local e movimentando as empresas que estão ligadas de forma direta e indireta aos eventos.
Percebendo a importância do turismo para o Estado, o Sebrae e parceiros vem desenvolvendo várias ações com o intuito de organizar, capacitar e fortalecer as micro e pequenas empresas que envolvem o trade turístico do Tocantins. Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo é a missão do Sebrae.
Pensando nisso, a instituição promove no dia 09 de agosto, das 16h às 20h, o Seminário Hoteleiro e Gastronômico. O evento tem como objetivo levar novos conhecimentos aos empresários, empreendedores e colaboradores destes setores, além de trazer as tendências do mercado nacional para quem já está no mercado e oportunidades de negócios para aqueles que desejam ingressar nestes segmentos.
Na programação está prevista a palestra “Entendendo os processos para encantar o cliente”, ministrada por Fádua Sleiman. Em seguida o showman Bianko apresentará a palestra “Profissionais que dão um Show”. No encerramento, será proferida a palestra “Ferrovia Norte-Sul, Realidade e Oportunidade”, com Célio César Ramos, da Empresa Rayzel.
A gerente do Núcleo Regional Centro do Sebrae/TO, Adriana Janzen comenta que na feira haverá expositores direcionados exatamente para estes segmentos. “Além do Seminário e das novidades que estarão expostas nos estandes, investimos também no Salão da Gastronomia e da Hotelaria. Serão duas palestras por dia com duração de duas horas em cada salão. Para crescer é preciso investir em gestão e este é o papel do Sebrae: ensinar o empresário a gerir o seu negócio”, relata Janzen.
As palestras são gratuitas e as vagas limitadas à capacidade das salas. Não haverá inscrições antecipadas, portanto os interessados devem chegar mais cedo. Estão vindas 114 caravanas de várias partes do estado.
Realização: Sebrae Tocantins, Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Fundação Cultural (Funcult) e Secretaria da Indústria e Comércio.
Patrocinadores oficiais: Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal e Ministério da Cultura.
Parceiros: Confederação Nacional da Agricultura (CNA); Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (Faet); Serviço Nacional Aprendizagem Rural (Senar); Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins (CDE); Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto); Federação do Comércio do Tocantins (Fecomércio); Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins (Faciet); Unitins, Google e Prefeitura de Palmas. (Ascom/Sebrae)