segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Empresas sustentáveis que deram certo têm espaço na Feira do Empreendedor



A rede de hotéis Ville La Plage e La Forêt é destaque na gestão sustentável e apresenta suas ideias para  empresários do ramo no Tocantins.
Empresas que trabalham comum ambiente sustentável tem se destacado na 5ª Feira do Empreendedor. É o caso da rede de hotéis e pousadas Ville La Plage e La Forêt. Durante a palestra “Práticas Sustentáveis para Hotelaria - Caso de Sucesso”, ministrada na penúltima noite da Feira pela diretora do grupo, Beatriz Martins, foi exposto ao grupo de hoteleiros do estado como é administrado o primeiro hotel do Brasil a receber o certificado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), reconhecido pelo INMETRO, em Sistema de Gestão Sustentável para meios de hospedagem na Norma 15401:2006.
Os hotéis Ville La Plage e La Forêt, que estão localizados em Búzios/RJ,  implantaram medidas de redução de consumo, reciclagem e ações sociais para se destacar no mercado. A diretora do grupo conta que o Ville La Plage chegou a ganhar o prêmio MPE Brasil, como melhor empresa do setor turístico no estado do Rio de Janeiro, em 2010.
Na palestra, Beatriz Martins mostrou como funciona o hotel ecologicamente correto. Lá eles possuem aquecimento solar para os chuveiros, captação da água das chuvas, coleta seletiva e compostagem do lixo orgânico. A empresa ainda oferece serviço para a associação de catadores de lixo, que pegam o lixo já separado do hotel para a reciclagem.
O espaço do hotel serve também para diversas oficinas cedidas pela administração, como a de pintura em madeira onde funcionários e a comunidade de Búzios participam da ação. Segundo a palestrante, todo esse envolvimento que a empresa tem com a comunidade é importante para a gestão de um hotel sustentável.
Beatriz explica que a gestão sustentável exige a formulação de objetivos e metas a serem traçadas pela empresa. "Os gestores precisam fazer uma análise crítica de todas as ações sustentáveis propostas, além do treinamento administrativo, visando à melhoria contínua", ressalta. Outra ação é a divulgação das políticas de gestão. “Espalhamos informativos nos quartos e corredores que mostram como é a gestão sustentável, para que os clientes fiquem cientes de como funciona o hotel”, relata a diretora.