terça-feira, 7 de agosto de 2012

10ª Fecoarte começa hoje em Palmas



A Feira de Cultura mais tradicional do Tocantins, depois de seis anos inativa, volta ao calendário oficial de eventos do Estado em grande estilo. Com uma mega estrutura e espaços inovadores, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura em parceria com o Sebrae-TO dá início nesta terça-feira, a7, às 19 horas, no Centro de Convenções Parque do Povo a 10ª Fecoarte - Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato do Tocantins que contemplará todas as regiões do Tocantins enaltecendo a arte, a tradição e a cultura do povo tocantinense. O evento acontece até o dia 12 de agosto com entrada gratuita.
Para a secretária da cultura, Kátia Rocha o evento divulga as potencialidades artesanais e turísticas do Estado valorizando a cultura e as tradições do povo tocantinense. “Sinto-me feliz por colaborar com o resgate desta Feira que, mais que uma tradição, é uma forma de valorizar e promover a rica cultura de nosso povo, e uma oportunidade de negócios para centenas de famílias que têm na sua arte, no seu dom, sua fonte de subsistência”, declara a secretária.
O evento acontece ao lado da 5ª Feira do Empreendedor, com um total de 120 expositores e 80 grupos produtivos artesanais entre cooperativas e associações das regiões do Jalapão, Sul, Sudeste, Vale do Araguaia, Norte e Extremo Norte do Estado. A seleção ocorreu por meio do Edital 002/2012 disponibilizado pelo Sebrae que contemplou em sua maior parte expositores cadastrados no SICAB- Sistema de Cadastro do Artesanato Brasileiro que produzem artesanato indígena, cerâmica, madeira, patchwork bordados, babaçu, Capim Dourado, tecelagem, vitrais, gemas e jóias, fibra de bananeira, fibra de buriti, flores do cerrado, arte sacra e gastronomia regional.

Projeto
Com palco para shows inspirado no Memorial Coluna Prestes, de Oscar Niemeyer, o projeto da 10ª Fecoarte conta com quatro grandes portais:  Povos Indígenas, Encontro da Águas, Alinhavando a Natureza e Veredas e quatro portais menores, que são Diversidade Cultural, Riqueza do Cerrado, Terracota e Veios da Terra. Cada um deles abrigará segmentos de arte e artesanato. A culinária típica terá o espaço Sabores do Tocantins. Há também espaço para a gastronomia, com restaurantes filiados à Abrasel, quiosques e praça de alimentação onde o público poderá, de modo confortável, assistir aos shows e apresentações que são ao todo mais de 40.