quinta-feira, 26 de julho de 2012

Festa da cerejeira em flor em Campos do Jordão termina dia 5


Florada da cerejeira (Foto: Prefeitura Campos do Jordão)

A 44ª Festa da Cerejeira em flor de Campos do Jordão termina no próximo dia 05 de agosto. O evento que acontece desde o dia 21de julho,  no Parque da Cerejeira – Sakura Home -  leva ao público a um cenário de um bosque repleto de árvores-símbolo do Japão.
Músicas, danças, comidas típicas, artesanatos e preservação da cultura japonesa fazem parte da festa repleta de barracas com delícias como sushi, sashimi, bento, tempurá, yakissoba, truta na chapa e udon, bem como doces e artesanatos regionais, embalados por muita dança e músicas típicas.
A Festa da Cerejeira em Flor relembra o “hanami”, que reúne lendas e misticismo como a lenda da princesa Kono-hana-sakuya-hime que caiu do céu sob uma cerejeira, no Monte Fuji. A festividade  é realizada no Japão em comemoração a florada das cerejeiras que marcam para seu povo o ciclo de “renovação”. A flor da cerejeira é muito delicada e dura apenas 3 dias.
Em Campos do Jordão a Festa da Cerejeira além de reforçar a cultura japonesa aos seus descendentes no Brasil e apresentá-la a jordanenses e turistas, possui os seus lados sociais, de arrecadar fundos para a Casa de Repouso Sakura Home, que atende japoneses e descendentes que precisam de cuidados médicos específicos e prolongados.