segunda-feira, 12 de março de 2012

Ipem-TO debate certificação de produtos regionais


Foto: Emerson Silva/Secult
Certificação visa atender exigências do mercado interno e externo e agregar valor econômico aos produtos regionais, como as biojoias de capim dourado

Certificar e agregar valor econômico aos produtos que utilizam matéria-prima da Amazônia e que tenham todo ou parte do processo produtivo instalado na região, tais como biojoias, biocosméticos, fitoterápicos, entre outros. Para consolidar a entrada do Tocantins no Comitê Selo Amazônico, através do Instituto de Pesos e Medidas do Tocantins (Ipem-TO), será realizada nesta terça-feira, 13, reunião com a participação de órgãos públicos estaduais e da iniciativa privada. O encontro acontece na Sala de Reuniões do Palácio Araguaia, às 9h.
A proposta de certificação visa atender exigências do mercado interno e externo e agregar valor econômico. O programa é idealizado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e executado pela Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia e Tecnologia (Inmetro).
“É preciso valorizar a produção regional, o que é nosso. E, sem dúvida alguma, com o Tocantins compondo o comitê do Selo Amazônico, teremos o que é nativo valorizado”, enfatiza o presidente o Ipem-TO, Parrião Júnior.
Em novembro do ano passado, o presidente do Ipem-TO esteve na Fucapi para conhecer o programa. E, em fevereiro deste ano, o diretor da Qualidade do Inmetro, Alfredo Lobo, disse que o órgão está dedicado a colaborar com a consolidação do Programa no Tocantins. Em nível regional, o Selo Amazônico já consolidou parceria com os Institutos de Pesos e Medidas do Pará, Amapá, Rondônia e Amazonas. (Theíza Cristhine)