sexta-feira, 2 de março de 2012

Dia Nacional do Turismo com exposição fotográfica no aeroporto


Cachoeira da Velha-Jalapão

O Dia Nacional do Turismo é institucionalizado no Brasil nesta sexta-feira,  02 de março. A Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins-Adtur, reconhece a importância econômica e cultural da atividade turística para o desenvolvimento da economia e, para enfatizar este cenário, apresenta a exposição fotográfica “Tocantins, a Sétima Maravilha da Amazônia”no terminal de passageiros do aeroporto de Palmas, durante dez dias. São 15 paineis revelando aspectos inéditos de cachoeiras, manifestações folclóricas, gastronomia típica, turismo cultural e indígena, fauna e flora do potencial do estado.
Para marcar e divulgar aos visitantes e passageiros que chegam à capital técnicos da Adtur estarão distribuindo folheteria com roteiros e informações dos principais atrativos turísticos no desembarque dos principais voos. O Tocantins é promovido internacionalmente com o produto turístico “Aventura no Jalapão”, que destaca o rafting no rio Novo e a “Pesca Esportiva”, com  grandes referenciais nos municípios de Peixe, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão e Caseara.  
No país, a  atividade movimenta a economia de vários estados e regiões como praias e carnaval no Rio de Janeiro; cultural e carnaval em Salvador (BA);  turismo religioso, em Aparecida do Norte (SP) ; Natal e festival de cinema em Gramado (RS); ecológico  no Pantanal Mato-grossense.
O turismo é uma atividade que corresponde a 10% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial, chegando a movimentar US$ 3,4 trilhões, gerando milhões de empregos e atingindo grande impacto nas áreas sociais, políticas e culturais das regiões em que ocorrem.  (Ascom/ADTUR)