sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A chopperia mais tradicional do Brasil



Estive em minha cidade no feriadão de carnaval e não poderia deixar de fazer um post sobre a chopperia Pinguim. Ainda era período da manhã, mas o estabelecimento já estava quase cheio.
Fundada em 1936, a chopperia Pinguim é uma das mais tradicionais do Brasil, e mantém uma aura nostálgica que teve início no começo do século XX. A chopperia está instalada em seu local original, na Rua General Osório, em Ribeirão Preto.
O Pinguim possui um dos melhores chopps do país. Em 1977 foi inaugurado no prédio em frente, o Pinguim II, local onde funciona atualmente a única chopperia Pinguim no centro de Ribeirão. No local da primeira "sede" desde 2003 funciona uma loja.

Desde que a chopperia Pinguim se tornou uma referência em chopp, surgiram vários mitos em torno do produto. Um deles é que o chopp não se compara a nenhum outro no país devido uma serpentina (choppeduto) interligando um enorme tanque do produto, instalado em uma fábrica da Antarctica há alguns quarteirões, até às choppeiras no balcão do Pinguim, com o chopp percorrendo dentro de uma fina camada de gelo grudada às paredes internas da serpentina. Outra estória famosa é que o chopp do Pinguim é o único no qual um palito de dentes não afunda na espuma.   
Dizem que quem vai a Ribeirão Preto e não toma um chopp no Pinguim é o mesmo que ir a Paris e não visitar a torre Eiffel.  A chopperia Pinguim abre todos os dias das 10h30 à 1h, com espaço interno para 50 pessoas sentadas. É comum ver uma fila de apreciadores de chopp na calçada do prédio a espera de uma vaga no estabelecimento.