sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Aeroporto de Palmas recebe ampliação e melhorias em 2012


Aeroporto Lysias Rodrigues em Palmas (Foto: Infraero)

Uma nova frente de trabalho em sistema de parceria entre órgãos interessados no desenvolvimento do estado abriu-se na manhã desta sexta-feira, dia 3, após encontro do presidente Lucio Flavo Adorno, da  Agência de Desenvolvimento Turístico (Adtur)  e o superintendente da Infraero no Tocantins, Afrânio Souza Mar. Ficou acertado que a Adtur realizará layoutização divulgando atrativos turísticos do Tocantins em painéis no parque de desembarque de bagagens  do aeroporto Lysias Rodrigues, em Palmas, Tocantins. Esta ação será possível porque vai acontecer ampliação de pelo menos 30% na área de desembarque, inclusive com a colocação de mais uma esteira rolante de restituição de bagagem. Também será estendida a promoção visual do destino Tocantins em outras áreas do aeroporto, com inauguração prevista até julho.

Lúcio Flavo da Adtur e Afrênio Souza Mar da Infraero
 definem mudanças  no Aeroporto de Palmas
Esta sintonia com a Infraero é atitude proativa do órgão de turismo do Tocantins que prevê  grande fluxo de visitantes até 2014, com a realização dos mega eventos esportivos no Brasil, afirma o presidente da Adtur. Segundo ele, o estado vai qualificar os prestadores de serviços e promover uma nova realidade na infraestrutura turística.

Outra decisão tomada entre os dirigentes e que privilegia o setor de turismo na chegada à capital é uma nova proposta para o Centro de Atendimento ao Turista no terminal, que já existe e será também reformulado. O superintendente da Infraero vai apresentar à Adtur possibilidades de inserção de mídias nos canais internos de informação do aeroporto. Até 2013, Souza Mar informou que será instalado o novo Sistema Informativo de Voos (SIV), que trará novas configurações para a divulgação de anúncios publicitários e de entretenimento, além das informações sobre os voos.

Investimentos
Para este ano novos investimentos serão feitos no aeroporto de Palmas segundo o superintendente da Infraero, atendendo pleitos do governador Siqueira Campos que esteve com o presidente da Infraero, Antonio Gustavo Matos do Vale no final de 2011. Já autorizada a correção e  expansão do pátio de parqueamento de aeronaves, além de novas negociações que estão acontecendo  com  empresas aéreas de porte médio e que operam no estado, como a Trip e Passaredo para ampliação de voos regionais. O diálogo é para viabilizar a ocupação de assentos pseudo ociosos e surgidos com o remanejamento de horários após cancelamento de voos das  grandes empresas e que darão maior dimensão à regionalização da oferta, inclusive com a ligação a partir de Palmas com outros estados.

Mais novidades
O acesso ao aeroporto de Palmas também terá melhorias, já em fase de licitação, que irão permitir a exploração comercial de posto de abastecimento na via próxima ao logradouro, como também painéis com informações de prestadores de serviços que dêem respaldo aos visitantes e transeuntes. Ainda em 2012 será realizado projeto de paisagismo no estacionamento do complexo. O superintendente informou que o aeroporto recebeu 504 mil passageiros em 2011 e atua como principal ponto de apoio e alternativa central com recursos para atendimento a aeronavegantes, inclusive já tendo acontecido a voos particulares de bandeira internacional. (Ascom Adtur/Olga Cavalcante)