segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Praça dos Girassóis faz jus ao nome

Quem lembra dos post durante a primavera de 2011, onde mostramos as belezas dos ipês rosas e amarelos nas ruas, avenidas e praças de Palmas? Agora chegou a vez do girassol. A praça está repleta da flor que dá origem ao nome da praça. Confira as imagens feitas pela repórter fotográfica e jornalista Luzinete Martins, minha amiga.


Para o turista que chega a Palmas, capital tocantinense, caminhar por suas ruas é encantar-se com monumentos urbanos como a Praça dos Girassóis, situada em uma área de 10,8 km2, sendo a segunda maior do mundo (ficando apenas atrás da Praça da Paz Celestial na China). Além de reunir os prédios dos três poderes e outros edifícios oficiais, fontes e jardins, também possui monumentos como a homenagem à passagem da Coluna Prestes pela região, de autoria de Oscar Niemeyer.

Palmas é reserva aos turistas boas surpresas. A cidade tem a o maior índice de área verde natural por habitantes entre as demais cidades do país, sendo a mais ecológica das capitais brasileiras. A paisagem impressiona logo a primeira vista, por estar situada entre a Serra do Lajeado e o grande lago, sob um lindo céu azul e com um dos mais belos pôr-do-sol do país. Tudo isso aliado a um planejamento sustentável onde o homem e o meio ambiente estão no centro de tudo.

Mas, antes de começar o seu city-tour é recomendado usar roupas leves, chapéus ou bonés e óculos para se proteger do sol e agüentar o calor, pois Palmas é uma cidade com temperatura média de 30 graus centígrados.