quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Morro do Homem e suas gravuras rupestres em Novo Acordo


Morro do Homem, Novo Acordo - Tocantins

O Estado do Tocantins ainda não possui um levantamento arqueológico estruturado a ponto de ter mapeado todos os sítios e áreas com tamanha riqueza, deixada por habitantes pré-históricos. Meu post de hoje revela mais uma dessas maravilhas históricas na região do Jalapão, a arte rupestre presente em alguns abrigos rochosos do Morro do Homem, no município de Novo Acordo.
Inscrições rupestres no Morro do Homem em Novo Acordo Tocantins
As gravuras, cientificamente chamadas de petroglifos, do Morro do Homem não compõem o único sítio arqueológico do Jalapão. O potencial arqueológico daquela região é enorme e possui grande variedade de sítios.
As gravuras pré-históricas do Morro do Homem são compostas de formas geométricas variadas com pegadas de animais e alguns símbolos que denotam representação astronômica, especialmente do sol.
Formas geométricas
De que época são? Quem os fez? Como viviam os indivíduos que deixaram tais inscrições sobre as paredes de arenito? São respostas que só os arqueólogos podem responder.
Vale ressaltar que o Estado tem grande responsabilidade na preservação de tais artefatos antes que sejam destruídos por atuais moradores das comunidades vizinhas a estes sítios e também por pseudo-turistas que não respeitam a natureza.
Inscrições correm risco de depredação por parte de pseudo-turistas