quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Crise em Portugal: Bacalhoada e robalo grelhado ficam de fora do prato dos portugueses


GetAttachment.aspx (internet images)
A crise econômica em Portugal está afastando da mesa dos patrícios os pratos tradicionais como a bacalhoada, o leitão e o robalo grelhado, bem como degustar deliciosos vinhos. A recessão está afetando com grande impacto os restaurantes, muitos estão fechando as portas. Para os portugueses, desfrutar de uma refeição em restaurantes nos finais de semana deixou de ser lazer, é um sacrifício financeiro.
O país está arcando com duras medidas de austeridade impostas por um resgate de 78 bilhões de euros da União Europeia e do FMI. Em uma tentativa desesperadora de salvar a economia do país, o governo português aumentou este mês o imposto agregado sobre restaurantes de 13 para 23 por cento, jogando sal nas feridas de um setor que já vem em queda desde o ano passado.
A quarta maior fonte de empregos em Portugal é formada por restaurantes, cafeterias, bares e padarias. Esses estabelecimentos representam 7 bilhões de euros em vendas por ano, o equivalente a cerca de 4 por cento do PIB. A maior parte dos restaurantes com problemas são de pequeno porte, mas os grandes empreendimentos não estão isentos também de baixarem as portas.
A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal advertiu que 21.000 restaurantes podem ser obrigados a fechar as portas, deixando 45.000 pessoas desempregadas. Há cerca de 90.000 restaurantes em Portugal, empregando cerca de 350.000 pessoas em uma população de 10,5 milhões.
A AHRESP está até fazendo uma campanha de assinatura por meio de seu site na internet, http://www.ahresp.com/index.php contra o aumento do imposto para o setor. (www.focoturistico.blogspot.com - Luzinete Bispo)