terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Decoração de natal de Taquaruçu atrai turistas


Praça Joaquim Maracaípe em Taquaruçu (Foto:Antônio Gonçalves/Ascop)
Anjos de garrafas Pet iluminam a praça. (Foto: Antônio Gonçalves/Ascop)

A decoração natalina ecologicamente correta no distrito de Taquaruçu, considerada um recanto para os turistas que desejam conhecer os atrativos turísticos do entorno de Palmas, capital do Estado do Tocantins, tem sido uma atração a parte, principalmente na área da praça Joaquim Maracaípe, localizada na área central da cidade.
Além de visitar a decoração natalina, o turista que escolher Taquaruçu para curtir as festas de final de ano, terá a oportunidade de conhecer os atrativos do complexo ecoturístico no entorno de Palmas, a exemplo de inúmeras cachoeiras no próprio distrito, o Parque Estadual da Serra do Lajeado com suas trilhas ecológicas, o Lago Palmas e as praias da Graciosa, Prata, das Arnos, Caju e dos Buritis.
A decoração natalina é o resultado do projeto piloto da Prefeitura de Palmas Natal de Luz: preservação e arte em Taquaruçu, realizado pela Fundação Cultural de Palmas e estará disponível para visitação até o dia 06 de janeiro.

Natal ecológico
Foram utilizadas 15 mil garrafas pets para confeccionar seis anjos, seis velas, 260 bolas distribuídas nas árvores das praças da Criança e Joaquim Maracaípe, além das mangueiras iluminadas e adornos utilizados no portal de entrada de Taquaruçu e na casa do Papai Noel.
A casa do Papai Noel é um espaço totalmente contextualizado ao cenário rústico e sertanejo característico à arquitetura de Taquaruçu construído no Museu Casa Vítor, que fica na Praça da Criança com horário para visitação de 15 às 21 horas, até o dia 06 de janeiro, exceto nos feriados de natal e ano novo.
Outro atrativo é a feira de artesanato e comidas típicas que permanece a céu aberto na Praça Maracaípe de quinta a domingo até dia 06 de janeiro.
A realização do projeto em Taquaruçu agrega cultura, preservação do meio ambiente, inclusão social e fomento ao turismo, alinhando-se com as ações governamentais previstas pela Prefeitura, segundo Kátia Maia, presidente da Fundação Cultural de Palmas.
O projeto de decoração de Taquaruçu foi idealizado e executado pela artista plástica Sandra Oliveira resultou em uma graciosa decoração e é resultado de um trabalho de consciência ecológica, em que todos estão voltados para o bem comum.