quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Secult realiza mais uma etapa do Projeto Sússia – a Interregionalidade de uma Forma de Expressão Cultural


Dança da Sússia

A Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins, por meio da Superintendência de Patrimônio Material e Imaterial, realiza de 24 a 28 de outubro e de 31 de outubro a 04 de novembro, viagem aos municípios de Arraias, Almas, Paranã, Santa Rosa, Natividade e Monte do Carmo a fim de avaliar os espaços destinados pelas prefeituras locais para a exposição do resultado da pesquisa do Projeto: “Sússia – a Interregionalidade de uma Forma de Expressão Cultural”, bem como o treinamento das pessoas indicadas por esses municípios para servirem de monitores na exposição. No período de 31 de outubro a 02 de novembro a equipe acompanhará também a festa do Congo em Santa Rosa do Tocantins realizando entrevistas e captação de imagens em vídeo e fotografias dessa expressão cultural, onde a comunidade dança a suça e o tambor no cortejo do congo.
O Projeto é resultado de um convênio aprovado pelo Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura e tem como objetivo fazer o inventário da suça nos municípios acima citados com a edição de um livro e produção de vídeo documentário e registro fotográfico dessa expressão cultural.
A coordenadora do projeto, Eliane Castro, conta que o projeto está em fase de conclusão. “O projeto de pesquisa está recebendo os últimos ajustes como a diagramação do livro, a edição do vídeo documentário e a ampliação das fotografias que farão parte da exposição a ser realizadas nos municípios de Arraias, Almas, Paranã, Santa Rosa, Natividade e Monte do Carmo”, explica a coordenadora.
A exposição do resultado do projeto “Sússia – a Interregionalidade de uma Forma de Expressão Cultural” tem previsão de início para a segunda quinzena de novembro e em cada município terá duração de cinco dias.