sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Encontro dos Nordestinos acontece nesta sexta


Foto: Divulgação

Muito forró pé de serra, comida nordestina, homenagens e apresentações típicas marcarão o Encontro dos Nordestinos que será realizado nesta sexta-feira, 07, a partir das 21 horas, no Clube da Astec (saída para Lajeado).
Para abrilhantar o evento haverá shows com a Banda Forró do Serrado (com ”S” mesmo) e a atração nacional - o Trio Nordestino. Completando 53 anos de carreira o grupo que já está na segunda formação realiza festas em todo o Brasil e vem a Palmas pela primeira vez participar deste encontro e lançar o mais novo disco “Tá ligado doido”.
Para o presidente da Asnoto – Associação dos Nordestinos no Tocantins, Walter Simões este encontro tem o objetivo de resgatar as nossas tradições nordestinas. “Palmas temos uma grande quantidade de imigrantes nordestinos que vieram pra cá desde os primeiros dias de construção da Capital. Depois, muitos outros também vieram buscar novas oportunidades de empregos e construir juntamente com a capital do Tocantins os seus sonhos”, acrescenta Simões.

Homenagem
Na oportunidade, a Asnoto irá homenagear 45 nordestinos que se destacaram este ano, pelos relevantes serviços prestados ao Tocantins. Segundo Walter esta homenagem é um reconhecimento que a Associação presta a estas pessoas que tem contribuindo significativamente para o desenvolvimento desta terra. “Todos nós temos uma responsabilidade de promover o bem estar de nosso povo, e neste dia, estamos apenas retribuindo de forma simbólica este esforço”, finalizou o presidente.

Trio Nordestino comemora 53 anos de forró pé de serra
Criado em 1958 na cidade de Salvador, o Trio Nordestino iniciou a formação clássica do forró pé-de-serra: com sanfona, zabumba e triângulo. Lindú (voz e sanfona), Coroné (zabumba) e Cobrinha (triângulo) apareceram em disco em 1962, apimentando a música brasileira com o suingue, o humor e a sensualidade do sertão.
Os primeiros discos saíram pela Copacabana e trazia canções de Gordurinha ("Pau-de-arara, É A Vovozinha", "Carta 100 Erros", "Carta A Maceió"), Antônio Barros ("Chililique", "Forró Pesado", "Procurando Tu"), Logo, o Trio Nordestino alcançava grande popularidade em todo o Brasil. "Procurando Tu" foi o maior sucesso do Trio Nordestino, no início dos anos 70.
O Trio Nordestino é formado hoje por Luiz Mário, filho de Lindú que começou a fazer parte do grupo em 1993, logo após a saída de Genaro e a morte de Cobrinha. Beto Sousa, afilhado de Lindú juntou-se ao grupo em 1997, e o Coroneto, que é neto de do ex-integrante Coroné teve começou em 2005, após o falecimento do seu avô.
Atualmente, o Trio Nordestino apresenta mais um trabalho, aliás, com seus 40 discos, surge mais um com 14 músicas de tirar o fôlego, como já era de se esperar. A música de trabalho é Tá ligado doido, um xote bem dançante que dá nome ao CD, e segue com a regravação do baião Retrato da Bahia, que conta ainda com a participação do cantor Luis Caldas. O disco ainda conta com as faixas Tonelada de Forró; Assim Ó, Parafina e a marchinha Perai, dentre outras.
Para este novo trabalho musical o grupo contou com as participações de Targino Gondim, Walkyria Mendes e Thaís Juriti, e eles definem que ao longo da história o Trio Nordestino vem resgatando e mostrando que enquanto tiver uma sanfona, um triângulo e uma zabumba, ninguém ficará parado.
Mais informações com o presidente da ASNOTO, Walter Simões pelo telefone: 8422-4360.