sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Brasil é reeleito membro do Conselho Executivo da OMT



A Organização Mundial do Turismo anuncia o país entre os 31 membros com direito a voz e voto. O Brasil foi reeleito, nesta quinta-feira, membro do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), para o período de 2012 a 2015. O anúncio foi feito durante a 19ª Reunião da Assembleia Geral da organização, encerrada nesta quinta-feira (13), em Gyengjou, Coréia do Sul.
O Conselho Executivo da OMT é o órgão responsável pela tomada de decisões, em consulta com o secretário-geral da organização, para a implementação de resoluções e recomendações da Assembleia Geral. O conselho é composto por 31 estados membros da OMT, indicados por suas respectivas comissões regionais e eleitos durante a assembleia, para o período de quatro anos, sendo que metade de seus membros é renovada a cada dois anos. Todos os estados membros da OMT têm direito a participar das reuniões do conselho, mas somente os conselheiros tenham direito a voz e voto.
Durante o último mandato, entre 2008 e 2011, o Brasil atuou em grupos de trabalho da OMT, com destaque para o aquele criado para analisar a adoção das recomendações da ONU para a reestruturação da OMT; e o Grupo Restrito do Comitê de Resiliência do Turismo, criado em 2008, durante o período da crise financeira internacional, como instrumento para posicionar o turismo como alternativa para a recuperação econômica dos países.
Além do Brasil, Argentina, Colômbia, Jamaica e México são os representantes da região das Américas no Conselho Executivo da OMT. (Ascom Mtur).