quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O Conselho Nacional da ABRAJET em Gravatal


Será realizado entre 23 a 27 de novembro uma reunião no município catarinense de GRAVATAL, o último encontro deste ano, dedicado a discussões de assuntos internos da entidade. Será no Hotel Internacional Gravatal, onde a ABRAJET de Santa Catarina realizou entre 29 e 3l de junho uma o seu Primeiro Encontro de 2011, e no qual foram discutidos os problemas do eterno adiamento das obras de duplicação da BR-101 e os prejuízos permanentes ao trade turístico.
O Presidente da ABRAJET Nacional, Helcio Estrella, esteve presente. A Secretária de Turismo de Gravatal, Marta Fogaça, analisou o potencial turístico do município, um dos mais destacados do roteiro Encantos do Sul. No evento foram também ressaltados a importância da vitivinicultura da região de Urussanga , onde se situa e hoje o único centro onde se produz a emblemática uva Goethe e os vinhos espumantes dela resultante.
Primeiro núcleo urbano da Colônia Azambuja, no Sul de Santa Catarina, Urussanga foi fundada Joaquim Vieira Ferreira, agrimensor nomeado pelo Imperador Pedro II para a demarcação daquelas terras brasileiras, hoje conhecidas como Vales da uva Goethe, um roteiro gastronômico que evoca manifestações culturais e técnicas do imigrante italiano que forjou os atuais municípios de Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Nova Veneza e Içara.
No fluxo turístico da região ressaltam os europeus, italianos e alemães, que as visitam para conhecer aquela uva, com cepas importadas da Europa e que só existe lá. Entre dezenas de produtores de uva e vinho, destacam-se a Vigna Mazon e a Casa Del Nono, cujos produtos são hoje conhecidos internacionalmente, recebendo visitantes do mundo inteiro. (Informações do site da Abrajet-SC)