quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Mais de 200 jornalistas são agraciados com pratos típicos da gastronomia paraense


Jornalistas foram recebidos com jantar típico preparado pelos chefes
de cozinha Fábio Sicília, Ilka do Carmo e Sebastião Rosivaldo
Foto: Luzinete Bispo


Na cerimônia de abertura do XXVIII Congresso da Abrajet os jornalistas contaram com exposições, desfiles de jóias, shows com danças típicas de Carimbó, além de um grande jantar com iguarias da culinária paraense servidas à população durante o Círio de Nazaré, festa religiosa do povo paraense e uma das maiores romarias católicas do Brasil e do mundo. O Círio de Nazaré atrai mais de dois milhões de pessoas à Belém todos os anos na primeira quinzena de outubro.
Pato no tucupi
O cardápio do jantar foi preparado pelos chefes de cozinha Fábio Sicília, Ilka do Carmo e Sebastião Rosivaldo, com destaque especial ao pato no tucupi, à maniçoba, o vatapá, ao arroz paraense e a uma deliciosa receita de bacalhau.
Jambu


O pato no tucupi é um prato brasileiro típico da culinária paraense. É preparado com tucupi, líquido amarelo retirado da mandioca brava, e com jambu, uma verdura típica do Pará, que possui propriedade anestésica, causando uma leve sensação de formigamento na língua.
Maniçoba
O tucupi e o jambu também estão presentes em outra iguaria paraense à base de camarão chamada tacacá. Pode ser acompanhado por arroz branco ou farinha-d'água de mandioca.
Além de degustar pratos típicos, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da belíssima e tradicional Festa do Círio de Nazaré.
Tacacá
Apreciei muito o tacacá em Belém
Tacacá é uma iguaria da região amazônica brasileira. É preparado com um caldo fino de cor amarelada chamado tucupi, sobre o qual se coloca goma, camarão e jambu. Serve-se muito quente, temperado com sal e pimenta, em cuias. O tucupi e a tapioca (da qual se prepara a goma), são resultados da massa ralada da mandioca que, depois de prensada, resulta num líquido leitoso-amarelado. Após deixá-lo em repouso, a tapioca fica depositada no fundo do recipiente e o tucupi, na sua parte superior. Sua origem é indígena, do qual fez nascer o atual tacacá, com caldo de peixe ou carne, alho, pimenta, sal, às vezes camarões secos.
Jornalista Cristina Lira, de Natal (RN), e esta blogueira de turismo após degustação os pratos típicos do Pará