quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Destino turístico Jalapão bastante visitado no feriado


Foto: Olga Cavalcante/Adtur


Os atrativos turísticos Cachoeira da Velha e Prainha, jóias naturais do rio Novo, no Jalapão, foram visitados por 336 turistas durante os cinco dias do feriado da Independência. O Governo do Estado esteve presente, através de ação educativa e orientadora executada pela Agência de Desenvolvimento Turístico (Adtur), que aplicou Pesquisa de Avaliação da Demanda Turística, para identificar gargalos e conhecer o perfil sócio-econômico de visitantes e turistas. Os resultados indicaram as rodovias de acesso e sinalização turística como  itens que devem receber atenção prioritária. A ação foi de recuperação da credibilidade do roteiro, de acordo com o presidente da Adtur, Lucio Flavo Adorno, que deverá prosseguir com este foco em etapas.
Foto: Olga Cavalcante/Adtur
Entrevistados apontaram a necessidade de policiamento ostensivo para garantir a  segurança , mas a maior parte assegurou que voltará ao Jalapão. Outro ponto identificado por muitos foi a diversificação de atividades e o controle de acessos aos atrativos. Um dado interessante e positivo foi a presença de guias e condutores à frente dos grupos de visitantes, informando os roteiros e passando informações seguras. No quesito ambiental, a turismóloga Valeria Hennigen, de Porto Alegre (RS) elogiou o respeito á natureza. Pós graduada e doutora em Meio Ambiente, veio ao Jalapão para conhecer a origem do capim dourado.
Foto: Olga Cavalcante/Adtur
Na Prainha, acamparam grupos compostos por famílias e amigos, como o autônomo Carlos Augusto Souza,  de Palmas.  Já a cachoeira da Velha, que tem acesso  por plataforma de madeira e paradas cobertas, recebeu visitantes interessados em descobrir a beleza e imponência das águas em contemplação no mirante, entre elas a turismóloga Camila Sales, de Palmas, que enfatizou a restauração da pousada do Jalapão onde já hospedou-se, e mais capacitação dos prestadores de serviços.
O meio de locomoção preferido foram camionetes 4x4 próprias para aventuras fora de estrada ou em grupos conduzidos por receptivos das operadoras turísticas GM Viagens, Jalapão Adventure, Korubo Expedições, Norte Tur, Batista Pereira Turismo, Rota da Iguana e Ricanato Turismo,  todas do estado. 
 Vieram descansar no feriado  caravanas de Gurupi, Palmas, Porto Nacional, Ponte Alta e Taquaruçu, bem como  turistas de Brasília-DF; Formosa do Rio Preto (BA); São Luís (MA); Garça(SP); Silvânia (GO); Curitiba (PR); Recife (PE) e um estudante da Suécia, que faz intercâmbio em Gurupi.

Adtur
Este trabalho marcou o início do gerenciamento da Adtur sobre os atrativos Cachoeira da Velha e Prainha, que fazem parte do  patrimônio territorial do Estado do Tocantins.  Foram recuperados a iluminação externa das áreas,  instalações sanitárias e  captação de água, permitindo aos turistas usufruirem do passeio com maior conforto. No equipamento Pousada do Jalapão, a casa central está sendo utilizada para apoio dos técnicos da Adtur.
Foto: Olga Cavalcante/Adtur
O controle de entrada, capacidade de carga e permanência dos turistas nos atrativos será implantado pela Adtur a médio prazo, através de vauche ecológico, atitude elogiada pelos visitantes. Foram distribuídas faixas com mensagens de conscientização na estrada de acesso, via Ponte Alta, em Mateiros e na Pousada  do Jalapão. Também houve a cobertura radiofônica com spots educativos nas rádios Voz do Mel, de Ponte Alta e Dunas, de Mateiros. (Olga Cavalcante).