sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Antigo presídio funciona como pólo joalheiro



O antigo presídio São José, restaurado e repaginado ganhou denominação de "São José Liberto", em Belém (PA), abandonando definitivamente a imagem negativa de presídio. O prédio abriga o Museu de Gemas do Pará, instalado junto com a Oficina de Jóias e a Casa do Artesão, assumindo a função de espaço à cultura e à fabricação de jóias, artesanato e exposição permanente de artefatos da cultura marajoara e tapajônica.
O Museu de Gemas expõe uma belíssima coleção de pedras ametistas, quartzos, turmalinas e diamantes procedentes de várias regiões do Pará. Todas as pedras estão em estado bruto.
Na parte interna do antigo Presídio de São José ficam as oficinas de fabricação das jóias. As antigas celas funcionam como joalherias onde as peças são expostas para venda. Há também uma mini capela em um espaço, logo na entrada do prédio, no qual os condenados à morte, no passado, podiam fazer suas últimas orações.
O pátio interno possui um lindo jardim decorado com imensas pedras de quartzo e outros minérios em estado bruto, representando a riqueza mineral do Pará.
Na Cela Cinzeiro foi montado um memorial da época em que o prédio abrigou o presídio São José, contando um pouco daquela época, com sua triste história.
O prédio teve como primeira função abrigar um convento, construído pelos frades capuchinos em 1749. O terreno foi herdado do 13º capitão-mor do Pará, Hilário de Souza Azevedo. O presídio foi desativado em 2000, pelo então governador Almir Gabriel, transferindo os presos para um novo presídio, construído no município de Marituba.