terça-feira, 19 de maio de 2015

Palmas vestida de rosa


Fotos: Auro Giuliano/Focoturistico

O ipê-rosa (nome científico: Tabebuia impetiginosa da família Bignoniaceae) é uma ótima árvore ornamental para arborização urbana, de crescimento moderado a rápido, podendo ultrapassar 12 metros e não possui raízes agressivas. Pode tornar-se inconveniente durante a queda das folhas ou flores. Sua floração é maravilhosa e atrai polinizadores, como pássaros e abelhas. A cidade de Palmas está com a maioria de suas avenidas floridas de rosa, são os ipês com sua majestosa roupagem de primavera em plena estação de inverno, apesar de aqui, no Tocantins, estarmos com temperaturas acima de 33 graus, nesta época do ano. 




É comum o uso do ipê-rosa, por razões práticas, na arborização urbana. O ipê-rosa é uma árvore decídua, característica das florestas semidecidual e pluvial, originária da América do Sul, com ciclo de vida perene. Ocorre tanto no interior da floresta primária densa, como nas formações abertas e secundárias. Ele apresenta folhas compostas e palmadas, com 5 folíolos que caem no inverno dando lugar a floração. 




As flores em forma de trombeta são numerosas, de coloração rósea e despontam em volumosas inflorescências. A floração inicia-se no fim do inverno e no início da primavera. A frutificação posterior produz vagens de 25 cm verdes e lisas, que se abrem liberando as sementes aladas.





Seu tronco é elegante e oferece madeira de excelente qualidade, pesada, dura, de cerne acastanhado, própria para a fabricação de arcos de violino e instrumentos musicais, o que lhe rendeu o nome popular de pau-d'arco. Da casca extraem-se substâncias de uso medicinal, utilizadas no combate ao diversos tipos de câncer e infecções de pele e mucosas.









As árvores adultas são muito tolerantes à períodos de seca. O ipê-rosa aprecia climas quentes, mas pode ser cultivado em regiões subtropicais, tendo nestes casos uma redução na velocidade de crescimento.










Uso Medicinal



Indicações: Eczemas, psoríase, câncer, alergias, disenterias, ferimentos, aftas, úlceras, viroses, queimaduras, picadas de cobra.

Propriedades: Antimicrobiana, antitumoral, antiviral, estrogênica, estimulante do sistema imunológico.

Partes usadas: Casca e folhas (em excesso pode ser tóxica, deve ser utilizada sob acompanhamento médico).