quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Muita animação dos representantes da melhor idade na abertura do congresso da ABCMI


Os quase 400 representantes da melhor idade presentes à solenidade de abertura do XIII Congresso da Associação Brasileira de Clubes da Melhor Idade (ABCMI) - Regional Norte/Centro-Oeste - e o II Encontro dos Clubes da Melhor Idade do Tocantins demonstraram disposição para enfrentar uma jornada de palestras, oficinas, city tour, e para cerca de 70 deles, até uma viagem ao Jalapão. O evento segue até dia 25, sendo que após esta data serão realizados os pacotes turísticos para o Jalapão via operadoras do trade parceiras do Congresso.

A solenidade aconteceu com a presença do governador Siqueira Campos, prefeito Raul Filho, presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins Lúcio Flavo Adorno, presidente do Conselho Nacional das ABCMI Genilda Baroni, presidente da ABCMI/TO Luzia Araújo Brito e muitas apresentações culturais. Não faltou também a tradicional apresentação das bandeiras dos estados representados no evento. Tudo aconteceu na Escola de tempo integral Pe. Josimo Morais Tavares, ontem, 23 de agosto, em Palmas.
O Governador falou sobre o importante papel que as pessoas da melhor idade podem desempenhar junto à administração pública e à sociedade, em especial no que se refere ao combate às drogas. “Nós que temos mais experiência de vida devemos alertar a juventude sobre os riscos que este perigoso mundo traz às suas vidas”, discursou. Siqueira Campos pontuou ainda a relevância de iniciativas que visem o bem estar das pessoas da melhor idade.
Parque Municipal da Pessoa Idosa
Já o prefeito Raul Filho destacou, entre outros assuntos, a implantação de um local para dar opções de lazer, trazer condições de geração de trabalho e renda, e ações de fortalecimento do convívio social e familiar das pessoas acima de 60 anos que será lançado nesta quinta-feira, 25. Trata-se do Parque Municipal da Pessoa Idosa que terá pedra fundamental lançada às 10 horas.
A solenidade está inclusa no encerramento da programação do XIII Congresso da ABCMI.  O Parque Municipal da Pessoa Idosa será implantado na Avenida Teotônio Segurado, esquina com LO-09 (antigo Pioneiros Mirins - Central). E estruturação do projeto da obra está sob a organização da Coordenadoria da Mulher, Direitos Humanos e Equidades (Comudhe) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
Qualidade de vida
Para a presidente da ABCMI-TO, Luzia Brito, o congresso tem como finalidade motivar as pessoas da melhor idade a terem melhor qualidade de vida, investindo em atividades que possam melhorar a dinâmica de vida, dentre elas as atividades turísticas. Segundo Luzia Brito são eventos desse tipo que vão fortalecer os clubes da melhor idade e chamar atenção da sociedade civil para as questões envolvendo os idosos.