segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Ecoturismo e Turismo de Aventura recebem reforço com criação da ABETA no Tocantins


Diretoria da recém criada ABETA no Tocantins  apresenta Programa Aventura Segura


A ABETA - Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventuras – recém criada no Tocantins, promoveu na manhã de sexta-feira, dia 19, encontro de operadores deste segmento para conhecerem os planos da entidade, no auditório da ADTUR - Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins. Os empresários Luciano Cohen, da Korubo Expedições, que opera o roteiro do Jalapão é o Coordenador da instituição no Estado, Massimo Desiati, da Quatro Elementos, o vice-coordenador e Márcio Turcato, da Rota da Iguana, o coordenador de Comunicação.
Um dos objetivos da Associação é introduzir no Tocantins o Programa Aventura Segura, do Ministério do Turismo, e que deverá provocar maior competitividade entre as operadoras, e implantar novos procedimentos de segurança para o turista de aventura e ecoturista.
Durante o evento o presidente da ADTUR, Lucio Flavo Adorno, declarou que esta é “uma construção a duas mãos de um projeto de crescimento do turismo no Estado, resposta do setor privado aos incentivos do Governo, que está implantando a infraestrutura turística e a qualificação dos prestadores de serviços, priorizando a profissionalização do setor”. Segundo ele, a criação da ABETA no Estado e o Programa Aventura Segura serão ferramentas para colocar o Estado no mapa nacional como o mais novo destino de turismo de aventuras e ecoturismo.
Em entrevista exclusiva ao www.focoturistico.blogspot.com Massimo Desiati afirmou que um dos motivos de atração de associados à ABETA é a visibilidade que ela traz aos roteiros de viagens, e o entrosamento com contatos nacionais e internacionais, que permitem o aumento das vendas de pacotes turísticos do Tocantins.
O Jalapão, segundo Luciano Cohen, é o carro chefe do turismo de aventuras no Estado e continuará ocupando o posto, mas a abertura do roteiro do Cantão, no vale do Araguaia, é um importante passo para que o segmento cresça ainda mais rápido. Mas para isso, é necessária a implantação de infraestrutura e sinalização turística, essenciais para corresponder às expectativas dos empresários do ramo.