segunda-feira, 23 de maio de 2011

Natividade é a cidade mais antiga do Tocantins


Ruínas da Igreja Nossa Senhora do Rosário
dos Pretos construída no século XVIII


Casarões antigos no estilo
 lusitano do século XVIII
A rica arquitetura com origem no ciclo do ouro, no século XVIII, as manifestações culturais e um povo simples, acolhedor e dono de uma singular culinária são riquezas de Natividade, na região sudeste do Tocantins. Os nativitanos gostam de receber os turistas que se interessam por conhecer a cidade tocantinense mais antiga. Natividade conta com 276 anos. Seu conjunto arquitetônico foi eleito uma das “Sete Maravilhas do Brasil”.
O turista mais tranqüilo, além de contemplar a arquitetura pode ouvir os causos e lendas contados pelos mais idosos e visitar os artesãos que produzem relíquias em ouro e prata. Para aqueles que gostam da natureza existe a serra, cachoeiras e contemplação de pássaros e animais silvestres na serra Geral.
Igreja Matriz de Natividade
Na área urbana, destaque para as ruínas da Igreja do Rosário dos Pretos, construção iniciada da segunda metade do século XVIII, a Igreja Matriz que abriga a imagem da santa padroeira do Tocantins, Nossa Senhora da Natividade, o minimuseu coronel Deocliciano Nunes da Silva, a Igreja São Benedito, o Museu Histórico Estadual prédio que guarda a arquitetura da antiga e primeira cadeia, a Casa da Cultura, mesma construção que serviu como sede da Comarca do Norte e também do governador provisório do Norte no século XVIII.
A cidade de Natividade foi tombada em 1987 pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural do Brasil. O município faz parte do roteiro Histórico-Cultural do Estado, formatado pela Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins (Adtur). O Centro Histórico de Natividade tem atualmente oitenta e cinco imóveis tombados pelo Patrimônio Histórico Brasileiro, mas a cidade é constituída por mais de trezentas casas construídas nos seculos XVIII e XIX, com características do modelo lusitano à época.