quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Um pouco de Copacabana em Palmas!



Memorial Coluna Prestes 
A obra arquitetônica de Oscar Niemeyer em homenagem a Luís Carlos Prestes e à marcha da Coluna Prestes pelo interior do Brasil mostra um pouquinho da cidade maravilhosa, Rio de Janeiro e o famoso calçadão do bairro Copacabana em Palmas. O Tocantins guarda em sua história as marcas da passagem da coluna, cuja presença será perpetuada com este memorial. A escultura em bronze, denominada o cavaleiro da luz, do artista plástico Maurício Bentes, finaliza seu caminho simbólico rumo ao coração do Brasil. 




Monumento Dezoito do Forte 
É uma homenagem ao movimento ocorrido no Rio de Janeiro em 1922. Naquela época os militares, insatisfeitos, se revoltaram contra o Governo da República Velha, em um período turbulento que terminou com a vitoriosa revolução de 1930. As duas últimas guarnições a manter o movimento foram o Forte de Copacabana e a Escola no Realengo. O monumento é composto de dezoito esculturas, com dois metros de altura, homenageando os heróis da revolta.
Pelas pedras portuguesas, pelo desenhos característicos de ondas conhecido internacionalmente por meio do calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro, faz parte de uma belíssima homenagem da Cidade de Palmas, capital do Tocantins, aos 18 do Forte, e este é o nome da obra “Monumento aos 18 do Forte”, assinado pelo escultor Maurício Bentes.