segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Presidente do Foestur apresenta Plano de Gestão para a Entidade


Entidade

Mª Arienar/Abrajet-TO
 A presidente do Foestur, Maria Arislêda, apresentou o Plano de Gestão do Foestur durante a 41ª Reunião Ordinária da entidade, ocorrida quinta-feira, 3 de fevereiro, na sede da Secretaria de Indústria Comércio e Turismo. 
Além do Plano de Gestão fizeram parte da pauta de discussões do Fórum, o Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo levantado pelo IFTO que chamou à todos a serem multiplicadores do programa como forma de combater esta anomalia do turismo brasileiro. A ABCMI apresentou o projeto do XIII Congresso Regional Norte e Centro-Oeste dos Clubes da Melhor Idade e o II Encontro Estadual dos Clubes da Melhor Idade do Tocantins a ser realizado na capital Palmas, de 23 a 26 de agosto de 2011. À Abrajet-TO, representada pelo seu vice-presidente, Luciano Matos, e pela 2ª secretária-geral, Maria Arienar, coube a tarefa de elaborar um projeto de Assessoria de Comunicação para o Fórum e os meios para viabilizá-lo junto a Entidade.
Entusiasmada, a presidente destacou a missão e a visão de futuro do Foestur gestadas por meio de uma oficina realizada com representantes da Entidade por meio do IADH (Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano), contratado pelo Ministério do Turismo para esse levantamento junto aos colegiados da área na Região Norte do Brasil. A visão de futuro do colegiado é ser reconhecido em cinco anos, como referência na elaboração e acompanhamento das políticas e diretrizes do setor turístico no Estado do Tocantins, esclareceu a presidente que espera encurtar esse prazo em pelo menos dois anos.
A presidente Maria Arislêda revelou o seu desejo de que o Fórum de Turismo se transforme numa instância de governança autônoma, assim como ocorre, hoje, em outros Estados do Brasil. “O poder público deve ser responsável pela infraestrutura turística e o Foestur deve cumprir com a sua missão de propor, requerer e legitimar políticas, ações e iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável do turismo no Estado do Tocantins”, destacou a presidente. Para colocar em prática as ações planejadas, Maria Arislêda espera contar com o apoio, integração e cooperação das entidades que compõem o Foestur.
No calendário de reuniões ordinárias do Fórum ficou estabelecido que o colegiado se encontrará mensalmente, às quintas-feiras, tendo suas reuniões já agendadas até o final deste ano. 
Ao final da reunião, o subsecretário da Indústria, Comércio e Turismo, Lúcio Flavo, compareceu a plenária para falar da nova estrutura da ADTUR (Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado do Tocantins).