quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Palmense que não quiser calor pode conhecer a neve que cai em Urubici



Palmas registra agora 38ºC e o tocantinense que não precisa trabalhar estica suas férias mais um pouquinho curtindo as praias de água doce nos rios Tocantins, Araguaia, Côco, e Sono. Mas no Brasil nem tudo é calor, na região Sul, especificamente em Santa Catarina, conforme fotos e informações do confrade abrajeteano, jornalista Jefferson Severino a população e os turistas curtem muito frio e até neve.
O acúmulo de neve e gelo isolou o morro e impediu que turistas e visitantes chegassem ao ponto onde a neve vem caindo com forte intensidade desde o início da manhã. As condições de neve e de gelo na pista estão sendo verificadas em várias localidades de Santa Catarina. Segundo Severino, a neve foi tanta que prejudica o acesso à região turística do morro da Igreja, em Urubici (SC).
Cuidados
O cuidado com o gelo em rodovias deixa de prontidão a Polícia Militar Rodoviária. No principal acesso a Urubici, a SC 430, já havia sido registrada a formação de camadas de gelo na pista. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para que os órgãos municipais providenciem abrigos para atender moradores de rua e pessoas em situação de risco durante os dias de frio intenso.
Para o jornalista Jefferson Severino é necessário melhorar a infraestrutura turística para acolher os visitantes que vão a Santa Catariana no inverno para curtirem o frio. “Temos Neve? Temos ! Temos uma natureza exuberante? Temos ! Mas não basta ! Precisamos de uma tremenda infra-estrutura”, declarou.
Resorts
Quem aproveita mesmo, são os que podem curtir esse espetáculo da natureza num Eco Resort Rio do Rastro em Bom Jardim da Serra, no Hotel Fazenda Boqueirão em Lages, na Pousada Kirir-Etê, em Urubici. Possuem proprietários de visão e que investem muito, bem diferente do poder público. No mais, é passar muito frio. Tenho as fotos em alta. Em Urubici este último mês do inverno fez muita gente grande se comportar como criança.