sábado, 29 de maio de 2010

Estande do Tocantins divulga artesanato de coco babaçu no Salão do Turismo

Thiago Sá
Artesanato tocantinense ganha mais espaço
Tem sido uma atração à parte no estande do Tocantins, neste V Salão Nacional do Turismo, em São Paulo, a quebradeira de coco babaçu, Maria Luísa dos Santos. Com simplicidade ela mostra ao público sua arte extrativista, partindo com um martelo o coco,  retirando a amêndoa e demonstrando como se faz com o subproduto. Com sete filhos, casada, passou 30 anos trabalhando na roça nesta atividade. Vendia em torno de 12 k por dia, ganhando o equivalente a 5 reais.
Para sustentar a família, dona Maria também transformava a amêndoa do coco  em azeite, usado na alimentação, ainda utilizando o material para fazer sabão. Atualmente, depois de 5 anos participando da Associação Arte Norte, em Araguatins, a 600 k de Palmas, ela compartilha com 15 mulheres a qualificação obtida em cursos, e confecciona peças com o coco babaçu, comercializadas em todo o Estado. São jogos para mesa, bolsas, carteiras, conseguindo aumentar sua renda o suficiente para dar mais qualidade de vida aos filhos. No estande do Tocantins os visitantes se aglomeram para ver a senhora simples e comunicativa mostrando sua arte rústica e nativa.
No sul do Maranhão e Piauí, na região do Bico do Papagaio, no Tocantins e ao leste do Pará, a palmeira do babaçu é encontrada naturalmente e em abundância. Atualmente a exploração econômica das atividades e aproveitamento racional do coco vem se consolidando e várias associações foram criadas, agregando pessoas como dona Maria Luísa. Elas reúnem-se em grupos, cantam e trabalham até dez horas diárias. Do uso do babaçu e de seu aproveitamento resultam o azeite, carvão vegetal, óleo, sabonetes, além da confecção das peças do artesanato e biojóias. O projeto babaçu tem grande preocupação com a degradação ambiental  e orienta as populações a evitar queimadas e envenenamento, para preservar os babaçuzais.
A ADTUR-Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins está apoiando as associações do extremo-norte do Estado, valorizando as mulheres quebradeiras de coco e promovendo sua inclusão social. O presidente da Agência, Wylkyson Sousa e o chefe de gabinete Ruberval França, estão participando desta edição do Salão do Turismo, junto com técnicos e operadores de viagens de Palmas.(Olga Cavalcante - Assessora de Imprensa da ADTUR -TO)